Retrospectiva TriadWorks 2014
Para nossos parceiros, amigos e alunos o nosso agradecimento pelo ano que passou!
Acho que muitos já conhecem um pouco a história da TriadWorks, as dificuldades, as conquistas e desafios que passamos. Mas esse ano de 2014 foi resumidamente uma virada do avesso para a empresa.
Desde os primeiros dias de vida da TriadWorks nós tentamos mudar o mercado cearense através de consultoria e desenvolvimento. Compartilhando valores e práticas de engenharia e desenvolvimento ágil que pudessem melhorar a produtividade e motivação das equipes, que pudessem trazer retorno sobre o investimento de nossos clientes. Mas em todos estes anos não alcançamos a parcela do mercado que gostaríamos, ao menos não como consultoria nem desenvolvimento. Foi aí, que em meados de 2012-2013, conversando com amigos e parceiros vimos a oportunidade de atuar na área de ensino, área que muitas vezes aplicamos durante nossas consultorias, mas que sempre encarávamos como produto secundário.
Esses mesmos amigos e parceiros sempre nos incentivaram a entrar na área de ensino e capacitação em Java, não somente como já fazíamos em nossas consultorias, através de treinamentos In Company, mas sim como um dos produtos se não o produto principal da empresa, como uma nova forma de mudar o mercado. Essa idéia ficou martelando em nossas cabeças.
Apesar de todas as conversas e idéias, não nos movemos em relação a isto, tudo não passava de uma idéia em nossas cabeças - e sabemos que uma idéia não vale muito sem execução. Foi ai que tivemos a ajuda fundamental da Caelum (Paulo e Guilherme Silveira, Sérgio Lopes, entre outros) e de um grande amigo que nos apoiou de todas as formas que ele poderia, Natanael Pantoja.
Estávamos em SP para o QCONSP 2013, foi então que recebemos um presente dos nossos amigos da Caelum, que sempre nos apoiaram em vários aspectos. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da filosofia e qualidade por trás dos cursos da Caelum. Foi uma terapia de choque para nós! Tudo que sabíamos sobre ensino tomou uma perspectiva totalmente diferente, tivemos o privilégio de reaprender a ensinar.
Logo após alguns dias de aprendizado voltamos para Fortaleza com uma decisão já tomada e muita empolgação para colocar para frente:
Vamos sair das consultorias, não vamos renovar contratos de desenvolvimento e vamos partir com tudo para os cursos.
Apesar de toda motivação, foi um ano complicado, correria e noites sendo viradas para preparar as apostilas e planos de aulas, foram mais erros que acertos, até que chegamos ao final do ano de 2013, caixa já muito baixo, perigo iminente de falência, sim, chegamos a este ponto, sem consultoria e desenvolvimento, apenas vivendo do caixa da empresa.
Foi então que resolvemos abraçar a idéia do "marketing Kamikaze", sugerido pelo nosso amigo Plauto Benevides, que resumindo foi lançar os cursos sem ter nada pronto, NADA. Foi arriscado, foi loucura, foram mais noites sendo viradas para não enterrar o nome da empresa, mas foi necessário, nos obrigou a correr atrás do prejuízo e fizemos em 2 meses o que não conseguimos em 1 ano.
Duas semanas antes de iniciar a primeira turma do curso de Java e Orientação a Objetos ainda estávamos finalizando a apostila, até que, enfim, o curso aconteceu. Abrimos a primeira turma com apenas 4 alunos, não queríamos cancelar ou mesmo adiar, nós aceitamos o prejuízo. Apesar de todos os erros, foi incrível receber o feedback sincero dos alunos e enxergar os primeiros pontos de melhoria que teríamos que resolver para as próximas turmas.
E assim se iniciou o ano de 2014, correria, trabalho duro, muito estresse e novos desafios, mas com um único foco em mente: trazer ensino de qualidade em Java para o Ceará.
Parceiros e amigos
Além de nossos amigos e parceiros da Caelum, tivemos a sorte de contar com outros parceiros locais que acreditaram na nossa competência, seriedade e profissionalismo. Sem eles, certamente, não teríamos conseguido ir tão longe assim.
Um desses parceiros foi a empresa HMIT, mas especificamente o Haroldo Menezes e Plauto Benevides, que nos "emprestou" sua infraestrutura, o que nos deu uma força imensa na realização dos cursos. Além disso, não teríamos garantido parte da qualidade dos cursos sem a ajuda do Thiago Vasconselos, que nos apoiou dia a dia na logística e coffee-breaks. Como não tínhamos estrutura própria para os cursos, eles foram de GRANDE ajuda para iniciarmos as primeiras turmas.
Tivemos também a sorte de encontrar outro parceiro que nos ajudou bastante na parte de comunicação da empresa e marketing digital no Facebook, Diretriz Digital com nosso amigo, Douglas Simão.
O tempo foi passando, retomamos os patrocínios a eventos locais, como Pylestras, JavaCE, CEJS e Coderetreat, mais turmas foram abertas, cursos foram realizados para estudantes e profissionais de empresas privadas e públicas, como Grupo Edson Queiroz, BNB, IVIA, VTI, Assembléia Legislativa do Ceará, UNILAB, entre outras. Também conseguimos levar os cursos para empresas fora do Ceará, como DETRAN/MA e SEPLAN/MA através da VTI.
Chegamos no 2o semestre de 2014, por motivos de necessidade tivemos que sair da estrutura do nosso parceiro (HMIT) e ficamos sem sala, mas os cursos não poderiam parar, não poderiam ser cancelados, alugamos salas temporárias, até que conseguimos o apoio de outro parceiro, a RBL Network, que nos permitiu ofertar os cursos no período da noite durante a semana e aos sábados.
Tivemos ainda vários problemas de logística, fornecedores e claro, o tempo, afinal, a TriadWorks conta apenas com dois sócios que tem que "se virar nos 30", mesmo tendo parceiros e funcionários nos ajudando, muita coisa tinha que ser executada ainda pelos sócios.
É sempre bom poder contar com amigos e parceiros, temos a consciência que tudo isso só foi possível porque eles acreditaram na gente e nos apoiaram de muitas formas. Além disso, sempre focamos na excelência do nosso trabalho, capacidade intelectual e principalmente honestidade.
Não poderíamos deixar de lembrar de amigos que nos apoiaram de forma direta durante esse processo, seja com dicas, conselhos e feedbacks. Sem eles tudo teria sido ainda mais difícil. Por esse motivo, vai o agradecimento ao Natanael Pantoja, Gabriel Mapurunga, Mario Amaral, nossos familiares e claro, nossos alunos e ex-alunos pelas indicações e feedbacks construtivos.
Melhorias, mais e mais….
Para mantermos a qualidade e melhoria contínua dos nossos cursos, em cada turma ministrada nós temos obtido feedback dos alunos para sabermos se estamos no caminho certo, onde erramos e principalmente onde podemos melhorar.
Para ter uma idéia do resultado que obtivemos durante este ano na visão de nossos alunos, segue alguns gráficos:
Junto com o feedback, nós também obtivemos depoimentos sinceros sobre o que curso trouxe de bom para cada aluno assim saberíamos o que devíamos melhorar e o que o curso realmente trouxe de importante para aquele aluno. Tudo isso nos deu forças, nos motivou a continuar e não desistir.
Não vou dizer que foi fácil, que é fácil, abrimos mão de muita coisa, deixamos de passar mais tempo com nossas famílias, amigos e namoradas, mas para um bem maior, investimos não só financeiramente mas investimos boa parte do nosso tempo em 2014 nesse sonho, que ainda está longe do que idealizamos, mas sabemos que estamos no caminho certo.
No pouco tempo que nos sobrou, resolvemos arrumar a casa, melhor, a empresa. Com o apoio e consultoria do SEBRAE enxergamos onde estamos errando e como poderíamos corrigir muitos destes erros. Além disso, também constatamos que acertamos em muitos pontos, mas que podemos melhorar MUITO mais.
Estamos cientes que precisamos atacar problemas que vão desde comercial e vendas até infra-estrutura e logística. Não será uma tarefa fácil, mas com certeza é desafiadora e trará ótimos resultados.
2015 nos reserva ainda mais trabalho, porém bem mais direcionado e com boas perspectivas para os cursos.
2014 foi um ano que nos testou, testou nosso comprometimento com a empresa, testou nossa paciência como empreendedores, nos testou de todas as formas e agora nos sentimos mais preparados para 2015. Temos novos projetos e planos para executar, novo site e novos cursos para preparar e lançar, correções e atualizações das apostilas etc - trabalho não nos falta. Vamos mexer ainda mais com o mercado de desenvolvimento de software do Ceará, vamos fazer a diferença, não simplesmente como mais uma empresa de ensino, mas sim como:
uma empresa que ajudou o mercado a mudar e a crescer.
2014 foi uma aprendizado, 2015 será a prova deste aprendizado.
Iniciamos 2014 com apenas 1 turma e 4 alunos e finalizamos o ano com 27 turmas e mais de 200 alunos formados, com um feedback de 99% de aceitação positiva e mais de 950 horas de aulas ministradas e isso só demonstra que estamos no caminho certo e que não devemos nos acomodar em momento algum.
E confiando nisso já estamos executando algumas ações para 2015: teremos nossa própria sede com melhores salas e infra-estrutura para os alunos, iremos apoiar e realizar mais eventos junto com a JavaCE e outras comunidades que sempre apoiamos, teremos mais opções de horários de cursos (manhã, tarde e noite), iremos melhorar nosso blog e site e muitas outras novidades.
Obrigado a todos os alunos, parceiros e amigos por fazerem parte de nossas conquistas, seja direta ou indiretamente. Apesar do post ter sido longo, certamente muitos nomes importantes ficaram de fora.
Que 2015 seja um ano de conquistas para todos nós!
Para saber mais sobre a empresa e nossos cursos, nos acompanhe no Facebook e no Twitter.
Desenvolvedor, Fundador da TriadWorks e da JavaCE