A Regra do Bom Escoteiro
Uma forma simples e eficaz de melhorar a qualidade do seu código legado!
Enquanto trabalhamos em algum projeto, sempre acaba surgindo a necessidade de refatorar uma classe para melhorar seu design, até porque o código envelhece, então precisamos frequentemente melhorá-lo para que ele envelheça bem e não se torne um legado ruim. Logo, manter nosso código limpo é um desafio constante! O problema é que nós não temos tempo de sair refatorando nossas classes para garantir que o código está limpo.
Não limpar nosso código significa acumular uma dívida, um débito técnico, que algum dia será cobrado. Se esse débito crescer muito, então ficará quase impossível manter o código. Mas o que podemos fazer para reduzir esse débito técnico?
Para lidar com isso nós podemos seguir uma das regras dos escoteiros: sempre deixar o campo por onde estamos passando mais limpo do que quando o encontramos. Não precisamos limpar todo o lixo do campo, apenas deixar o campo um pouco mais limpo que antes. Se todos os escoteiros aplicarem essa boa prática, o campo irá se tornar muito mais limpo que antes. Isso também desenvolve um senso de coletivismo entre os escoteiros no qual todos passam a cuidar da qualidade do campo como um todo sem deixar a responsabilidade para apenas uma pessoa.
Bem, e porque devemos aplicar essa regra em nosso código mesmo? O fato é que em algum momento você vai ter que pagar esse débito técnico com refactoring (limpar toda o código sujo acumulado), aplicar a regra dos escoteiros fará com que esse trabalho não se acumule.
Sempre que você passar por uma classe para fazer alguma alteração, aproveite para aplicar algumas das técnicas de refactoring. Não precisa ser um refactoring grande! Você pode fazer refactorings simples como renomear uma variável, extrair um método de um método grande, remover código duplicado, separar as responsabilidades etc.
Aplicar apenas uma técnica de refactoring pode não fazer tanta diferença, mas se toda sua equipe seguir a regra do bom escoteiro, com certeza vocês terão um código mais limpo. Dessa forma você estará melhorando a qualidade do código da sua aplicação, porém sem atrasar as entregas por ter perdido o dia todo refatorando sozinho uma classe inteira.
Lembre-se: seu teste também é código. O código dos testes também precisa ser refatorado para manter sua qualidade e não acumular o débito técnico, logo, aplique essa mesma regra para todo o código, incluindo o código de testes!
E se a aplicação não possui testes ou tem uma cobertura baixa de testes, podemos considerar que aumentar a cobertura de testes é uma aplicação da regra do bom escoteiro.
Testes automatizados são extremamente importantes para manter a qualidade de uma aplicação, então não podemos deixar de implementá-los e mantê-los.
You might also be interested in these articles...
Desenvolvedor na TriadWorks - Email
Posted in: boas praticasclean coderefactoringregra do bom escoteiroregra do escoteirotestestestes automatizadostesting