Aprenda a usar o Github como seu portfólio
Pintores exibem suas criações em galerias, músicos e cantores colocam seu trabalho no SoundCloud ou Youtube, mas e os programadores?
Ter um portfólio é algo muito importante para todo profissional. Pintores exibem suas obras em galerias, músicos e cantores colocam suas canções no SoundCloud, mas e os programadores? O que os programadores produzem e onde eles podem exibir suas criações?
Bem, os programadores produzem código então devemos exibir esse código em algum lugar e por via de popularidade do Github é o lugar certo para se exibir seu portfólio.
O Github é como uma rede social onde os programadores e empresas colocam seus projetos, público ou privado. Nele é possível guardar os repositórios versionados com o git
, tornando mais fácil a colaboração de terceiros nos projetos.
Aqui na Triadworks é comum analisar o Github dos candidatos à vaga de estágio para ver seus projetos pessoais e suas contribuições para outros projetos, e isso é uma coisa que falamos no Workshop - Essa vaga é minha!.
Dá só uma olhada no Github do Linus Torvalds, o autor original do Git e do Linux kernel:
Curiosidade: Linus Torvalds criou o Git em 2005 para versionar a criação do Linux kernel como uma alternativa mais rápida, escalável e distribuída em comparação com outras ferramentas de versionamento da época. Muitos outros desenvolvedores ajudaram no desenvolvimento do Git, mas quem mantém o projeto desde 2005 é Junio Hamano, o Gitster.
Então esse tutorial tem como objetivo ensinar a utilizar o Github e dar o ponta pé inicial para começar seu portfólio.
Começando com o Github
Vamos começar pela parte mais fácil que é criar uma conta no Github. Sério, é muito simples e rápido. Você só precisa acessar github.com/join, preencher os três campos, clicar em Continue e depois confirmar o cadastro no seu e-mail:
Quando tiver confirmado o cadastro nós podemos começar a criar repositórios para nossos projetos. Para criar um novo repositório clique no + no canto direito superior e depois em New Repository:
Preencha as informações do nome do repositório e uma descriação caso ache necessário. Não marque a opção de inicializar o repositório pois vamos fazer isso manualmente:
Depois do repositório criado o Github irá apresentar algumas formas de começar a usar nosso novo repositório. Vamos seguir o primeiro exemplo que ele nos sugere. :)
Vamos para o nosso computador e criar uma pasta chamada HelloGithub. O nome da pasta não precisa ser necessariamente o mesmo nome do repositório que criamos, mas é melhor assim para manter a organização.
Depois da pasta criada nós precisamos inicializar o git
dentro dela utilizando o comando git init
. Para fazer isso é só abrir o terminal, navegar até dentro da pasta HelloGithub e digitar o comando git init
.
Caso você não saiba utilizar o
git
, dê uma olha nesse artigo, Controlando as alterações dos seus projetos com o Git, onde damos uma breve introdução aogit
.
Dentro da pasta HelloGithub vamos criar um arquivo chamado README.md. Normalmente colocamos uma descrição mais detalhada do projeto nesse arquivo incluindo a motivação, a forma como instalar o projeto e alguns exemplos de como utiliza-lo. Por enquanto vamos adicionar apenas o seguinte texto:
# HelloGithub
Apenas um repositório com HelloWorld!
Depois do arquivo README.md criado vamos adiciona-lo para o próximo git commit
utilizando o comando git add README.md
.
Agora executamos o comando git commit -m "Meu primeiro commit"
para persistir as alterações no nosso repositório LOCAL. Por enquanto não enviamos nenhuma alteração para o repositório que criamos no Github.
O próximo passo será adicionar o caminho para o nosso repositório no Github utilizando o comando git remote add <NOME> <CAMINHO>
.
O remote é o nosso repositório remoto que está em outro computador. Como nosso repositório vai ficar centralizado no Github nós vamos chamar o nosso remote de origin e o caminho desse remote será https://github.com/<SEU_LOGIN_DO_GITHUB>/<NOME_DO_REPOSITORIO>.git
.
Juntando tudo o nosso comando para adicionar o remote ficará assim:
git remote add origin https://github.com/kewersonhugo/HelloGithub.git
E agora para enviar as alteraçes nós vamos utilizar o comando git push <NOME_DO_REMOTE> HEAD
. O nome do remote será o origin que acabamos de criar e o HEAD é a versão que estamos trabalhando.
git push origin HEAD
O git
vai então requisitar seu login e senha do Github para completar o envio das alterações. Depois disso podemos acessar o página do nosso repositório e verificar se o arquivo README.md que criamos está presente no repositório.
Criando nossa primeira página no Github Pages
Agora que já temos nosso repositório no Github nós também podemos aproveitar de um de seus recursos que é Github Pages. Com o Github Pages nós podemos expor nosso projeto em um site e para fazer isso é muito simples!
Primeiro nós precisamos criar um arquivo chamado index.html. Ele será a página inicial do site e seu conteúdo deve ser o seguinte:
<html>
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Meu HelloWorld!</title>
</head>
<body>
<h1>Hello World!<h1>
</body>
</html>
Agora é só seguir o que já fizemos antes adicionando o arquivo comgit add index.html
, fazemos o commit com git commit -m "Adicionado arquivo index.html"
e enviamos as alterações com git push origin HEAD
. É exatamente o mesmo processo que fizemos até agora. :)
git add index.html
git commit -m "Adicionado arquivo index.html"
git push origin HEAD
O arquivo index.html já está no nosso repositório agora. Só precisamos ativar o Github Pages para que possamos acessar nosso projeto como se fosse um site.
Para isso clique em Settings na página do seu projeto
E agora procure pela opção Github Pages e em Source clique no botão escrito None e selecione a opção master branch em clique em Save.
Depois de salvo a nossa página estará pronta para ser acessada em https://<NOME_DO_USUARIO>.github.io/<NOME_DO_PROJETO>/
E aqui está nosso Hello World funcionando. :)
Conclusão
O portfólio é algo muito importante para um programador ao tentar concorrer uma vaga. Ele dá uma vantagem a mais ao deixar explícito seus conhecimentos em determinada tecnologia, linguagem, framework etc, e isso é algo muito importante para o recrutador.
No Workshop - Essa vaga é minha! aqui na Triadworks nós falamos como é importante um programador ter um portfólio no Github para aumentar suas chances de conseguir um emprego, além de outras diversas dicas de organização e envio do currículo.
Nesse artigo nós vimos apenas um comando básico para enviar código para o seu repositório remoto, que é o git push
, mas existe a possibilidade de você contribuir para outros projetos utilizando os comandos git pull
e clonar um projeto para seu computador com o git clone
. Caso você queira aprender mais sobre o Git, dê uma olhada nesse tutorial disponibilizado pelo Github e se tiver qualquer duvida é só deixar um comentário que iremos responder.
E se você gostou ou tiver qualquer tipo de crítica, positiva ou negativa, deixe também seu comentário. Todo feedback é muito bem-vindo!
You might also be interested in these articles...
Desenvolvedor na TriadWorks - Email