Por que aprender a programar?
Saiba por que é tão importante você aprender a programar mesmo você sendo de outra área!
Já faz muito tempo que a programação está em nossas vidas e não falo somente da minha ou de quem gosta de tecnologia, ela está em todo lugar que você imaginar você querendo ou não.
Quando tive o primeiro contato com a programação deveria ter no máximo uns 10 anos, quando vi pela primeira vez alguns códigos que meu pai estava fazendo no trabalho dele e só aos 12 anos que realmente "despertei" um interesse em aprender a programar e foi assim que a paixão só aumentou, sim, eu amo programar :).
Mas o que ganhei na minha infância/adolescência quando estava aprendendo a programar?
Fiz uma autoavaliação e vi que se não tivesse alguns conhecimentos de programação algumas coisas teriam sido bem mais complicadas ou no mínimo mais "difíceis" e não estou falando só do colégio não, digo para tudo, até para as brincadeiras mais simples e "problemas" que eu como criança/adolescente enfrentava, isso é sério rsrsrs. E hoje eu tento "despertar" esse interesse nos meus filhos, não para eles seguirem os passos do pai e avó, mas por causa dessas vantagens.
E eles me fizeram a mesma pergunta que eu me fiz quando comecei: - O que eu tenho a ganhar aprendendo a programar?
É claro que para responder isso a eles fui mais direto: -Vocês podem fazer o jogo de vocês :).
Mas o que realmente importa é que percebi que não era só eu que tinha essa pergunta na cabeça, essa é uma pergunta que muitos amigos, curiosos ou conhecidos me fazem. E é isso que quero tentar responder aqui.
Bem, existem várias vantagens, e claro que para crianças essa resposta basta envolver jogos que já encanta, mas vou tentar ser mais sucinto e listar aqui as mais relevantes ou as que eu acho mais vantajosas por assim dizer..
"- Mas Handerson eu não quero ser programador, já tenho minha profissão e sou feliz com ela :)".
Ok, as vantagens que vou dar aqui não são somente para quem quer ser programador como profissão ou carreira, serve para qualquer área, sim praticamente para qualquer tarefa do dia a dia e isso inclui o que você faz hoje. Vamos a lista...
1. Melhora o seu raciocínio!
A nossa mente é como um atleta, quanto mais ele treina melhor ele fica. Fica mais preciso, mais veloz, reflexos mais aguçados, técnicas mais apuradas e assim é a nossa mente um atleta que deve ser treinado constantemente.
A programação por si só é um exercício para a mente, pois um dos principais objetivos dela é de resolver problemas, quanto mais resolvemos problemas mas ficamos safos e melhoramos nossas técnicas.
"- Mas já me falaram que temos que ter raciocínio lógico!"
Exato, como a programação é utilizada para resolver problemas da melhor forma possível devemos primeiro melhorar nosso raciocínio. É como se para aprender a ser um grande nadador você precise primeiro melhorar a sua respiração e resistência, para depois melhorar a técnica das braçadas etc.
Alguns possuem uma certa facilidade de ter esse raciocínio, já outros tem mais dificuldades de resolver problemas ou de resolver de maneira mais direta e simples. Mas é algo que qualquer um poderá ter, alguns mais rápido ou mais demorados, mas você PODE.
Com ele, raciocínio, você poderá resolver aqueles problemas do seu dia a dia, aquela planilha chata e complexa, qual melhor decisão tomar para um determinado problema onde você terá um raciocínio mais rápido e observar as variantes do seu ambiente. O importante é encontrar a forma mais eficiente para alcançar algo, mantendo a eficácia e isso o raciocínio lógico vai te dar.
"Aprender a escrever códigos amplia sua mente, fazendo com que você raciocine melhor, criando uma forma diferente de pensar, o que será extremamente útil em todos os desafios da sua vida." - Bill Gates
E a melhor maneira de "adquirir" esse raciocínio como disse é treinando. E é isso que a programação traz para você, pois programando você terá que sempre está tendo que resolver problemas e mais problemas, deixando seu cérebro ainda mais treinado!
2. Profissão do futuro (agora) !
Todos ouvimos isso alguma vez, que programação seria a profissão do futuro, mas o futuro já chegou. A área de TI é a que menos sofre atualmente com essa crise e a que mais cresce baseado nas pesquisas.
Existe outra pesquisa que diz que nos próximos 10 anos haverá mais de 1.4 milhão de vagas para computação e apenas 400mil programadores qualificados para essas vagas. Isso é bem alarmante e ao mesmo tempo mostra o quanto essa área é boa.
Hoje em dia um programador fica desempregado se ele quer. Como assim? Sim, a tecnologia evolui constantemente e constantemente esse profissional precisa se qualificar, ele não pode parar no tempo. Ele fica desempregado se ele não se qualificar e se atualizar, ou seja, se ele quiser.
Sem falar dos salários, que em média um estagiário pode já começar ganhando entre R$ 800,00 a R$ 1.200,00 e em menos de um ano e meio ele já pode quase que triplicar esse valor e ele nem precisa ser formado para isso.
Como tudo ao nosso redor precisa de um software para funcionar, logo precisa-se de um programador!
3. Você pode ganhar mais
Você que não é da área de TI, que trabalha com farmácia, contabilidade, advocacia, seja o que for, praticamente não importa a sua área, sabia que você pode ganhar mais? Além de melhorar muito o seu raciocínio ou seja, melhorar e otimizar as suas tarefas diárias você ainda poderá melhorar seu salário.
Sabe aquela tarefa repetitiva que toma seu tempo? Sabe aquele processo manual ou demorado que você tem que fazer todo dia?
Então, se você souber programar você pode criar um sistema que automatize isso para você melhorando seu desempenho na empresa, assim você se destaca mais e consequentemente será recompensado por isso ou poderá até fazer o sistema e vender "por fora" para a sua empresa, ou seja no final você irá ganhar mais.
Jornalistas, publicitários e várias outros profissionais já fazem isso. Sem falar que se você estudar mais um pouco pode até ter uma renda extra como freelancer ;).
4. Em qualquer lugar e a qualquer hora!
Programar é algo que exige basicamente apenas seu intelecto, independentemente de estrutura física (escritório, mesa etc). Isso quer dizer que você praticamente pode trabalhar de onde você quiser e a qualquer hora.
Claro, existem limitações mas basicamente você pode sim fazer isso e muitas vezes é melhor para a empresa que você trabalhe remotamente. Eu mesmo trabalhei por anos remotamente e foi uma experiência fantástica onde até dou dicas nestes artigos(antigos já, mas ainda se encaixam ).
E se você souber falar inglês ai que suas chances aumentam, já pensou, trabalhar na beira da piscina e ainda ganhar em dólar :) e isso não é anúncio de ganhe dinheiro na internet, não, isso já é realidade e não é difícil de se conseguir.
5. Economizar tempo e dinheiro
Imagine que você tem seu escritório/empresa/startup/coloqueseuempreendimentoaqui e precisa focar no seu negócio, porém você precisa se preocupar com projetos, organizar as ideias, vender seu produto ou serviço. Você poderá fazer tudo isso mais rapidamente sabendo programar, você poderá prototipar aquela ideia que não sai do papel, criar seu site ou usar uma plataforma como um CMS para gerir conteúdo para a sua empresa, utilizar um e-commerce etc, isso sem precisar pagar um desenvolvedor para isso, o velho faça você mesmo ;).
Ok, mas você não quer ter que fazer isso, tudo bem, as vezes precisamos focar nossas energias em outras prioridades. Mas sabendo programar você poderá gerenciar tudo isso com mais produtividade e inclusive o desenvolvedor que está fazendo para você o projeto, pois agora você poderá falar a língua dele e assim melhora na comunicação, agilidade no processo e nas decisões e no final das contas você GANHA TEMPO e tempo é dinheiro e ainda afasta aqueles maus profissionais, entendeu neh ;).
6. Nada paga o sensação de prazer ;)
Quando você consegue exercitar seu cérebro para ele resolver problemas e a cada vez que você resolve um problema, seja ele simples ou mais complexo, o seu cérebro libera o que os cientistas chamam de dopamina que da aquela sensação de prazer, realização e auto suficiência.
Quando você está imerso na tecnologia e estudando programação você está constantemente resolvendo problemas, como já falamos no início e a cada vez que você resolve um problema, adivinha, o cérebro libera a dopamina, programar no final das contas é quase um prazer constante :D (agora entende neh mãe por que viro noites :P ).
E sabemos que quando temos prazer em fazer algo acabamos viciados e ainda mais motivados a melhorar e aprender, isso é um ciclo vicioso de melhoria constante e aumento de qualidade, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal.
Conclusão
No futuro a programação será uma matéria como qualquer outra no colégio e já temos exemplos disso pelo mundo, então se prepare. Nós da TriadWorks sempre estimulamos o aprendizado, seja por eventos, palestras, artigos como este e nossos cursos. Se quer saber mais sobre como exercitar seu cérebro entre em contato para conhecer nossos cursos ou clique aqui.
Coloquei aqui alguns pontos que achei relevante, porém se você conhece alguma outra vantagem deixe seu comentário ai no post e compartilhe a sua experiência conosco e não deixe de compartilhar com seus amigos, familiares e todos que você conhece, pois para programar NÃO EXISTE IDADE, pois qualquer um é capaz de aprender ;).
You might also be interested in these articles...
Desenvolvedor, Fundador da TriadWorks e da JavaCE
Posted in: ambiente de desenvolvimentoandroidboas praticascodigocurriculocursoempregoensinofortalezajavajavascriptlogica de programacaológicooportunidadesorientação a objetosprodutividadequeroworkarraciociniotreinamentotriadworkstutorial